Inicia-se no mês de março de 2011 a restauração de mais um exemplar da arquitetura pelotense. Esta será feita pela construtora Marsou Engenharia Limitada, com sede em Goiânia, que venceu o processo de licitação para a restauração. O trabalho foi entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), proprietária do imóvel, e a construtora no dia 25 de fevereiro de 2011. A notícia completa pode ser lida no site da UFPel ( http://www.ufpel.edu.br/) ou através do link http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2011/02/25/restauro-do-casarao-8-comeca-no-inicio-de-marco/.
domingo, 27 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Cerimônia de destaque na UniRitter
Ocorreu no dia 1º de dezembro de 2010, no auditório do prédio D do Campus Porto Alegre da UniRitter, a cerimônia de premiação aos destaques da VIII Mostra de Ensino e Pesquisa da VI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós - Graduação – UniRitter. Nesta ocasião a pesquisa “Estuque, uma técnica arquitetônica histórica” foi reconhecida por sua apresentação com o título “O estuque no patrimônio edificado da cidade de Pelotas/RS”. O apresentador e pesquisador Anderson Pires Aires foi até a cidade de Porto Alegre receber a premiação, representando toda a equipe de pesquisa que é composta pelo apresentador, pela orientadora Margarete Gonçalves, pelo co-orientador Darci Gatto e pelos co-autores Cristiane Manzolli e Edilson Pollnow.
Cerimônia de premiação |
Destaque na UniRitter
No dia 25 de novembro de 2010 a pesquisa “Estuque, uma técnica arquitetônica histórica” foi reconhecida como destaque de apresentação da VIII Mostra de Ensino e Pesquisa da VI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós – Graduação da Universidade Ritter dos Reis (UniRitter) onde foi apresentada com o título “O estuque no patrimônio edificado da cidade de Pelotas/RS”. A notícia foi recebida por Anderson Pires Aires, autor e apresentador da pesquisa, através de seu e-mail. A relação dos destaques pode ser conferida através do site da UniRitter e pelo link a seguir http://www.uniritter.edu.br/uploads/arquivos/DESTAQUES_JIC.pdf . O destaque também foi noticiado pelo site da Universidade Federal de Pelotas e pode ser conferido através do link http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2010/12/13/trabalho-do-pet-faurb-e-premiado-em-porto-alegre/#more-9387.
Apresentação na VIII Mostra de Ensino e Pesquisa da VI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós - Graduação - UniRitter
Pôster apresentado |
Primeiro slide da apresentação |
Apresentação no XIX Congresso de Iniciação Científica da UFPel
No dia 09 de novembro de 2010 a pesquisa “Estuque, uma técnica arquitetônica histórica” foi apresentada sob a forma de pôster durante o XIX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas com o título “Estuque, uma obra do patrimônio”. A apresentação ocorreu um dos pavilhões do SESI, na cidade de Pelotas/RS.
Apresentação no '3º Congresso de Pesquisa PET FAUrb'
No dia 04 de novembro de 2010, a pesquisa “Estuque, uma técnica arquitetônica histórica” foi apresentada sob a forma oral com o título “O Estuque no patrimônio edificado da cidade de Pelotas,RS durante o “3º Congresso de Pesquisa PET FAUrb”. Na ocasião estiveram presentes o tutor do grupo, os bolsistas e os orientadores. Para compor a banca avaliadora foram convidados professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel.
Cartaz de divulgação do evento |
Primeiro slide da apresentação oral |
Palestra com o restaurador Fábio Galli
No dia 27 de outubro de 2010 foi realizada no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas a palestra “Estuque, a pele que reveste o nosso patrimônio”. A mesma foi ministrada pelo restaurador Fábio Galli. A palestra durante o ciclo de palestras do projeto de extensão “Quartas com a FAUrb”, realizado pelo grupo PAT FAUrb.
Contato sobre fontes bibliográficas
No mês de outubro de 2010 foi estabelecido contato com a arquiteta Marta Nunes a fim de obterem-se informações sobre bibliografias sobre o Estuque que poderiam ser consultadas, visto que ela já havia trabalhado com o tema e estava estudando sobre isso na Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Através desse contato conseguiu-se as seguintes referências:
- - YESERÍA Y ESTUCO Revoques, Enlucidos, Moldeos, Rabitz, Karl Lade (Arquitecto)y Adolf Winkler (Maestro estucador), tradução Federico Armenter, Editorial Gustavo Gili, S.A. - Barcelona;
- - Manual do Formador e Estucador 2a Edição - LivrariasbAllaud e Bertrand - Lisboa
Pesquisa divulgada no 'Mural' do grupo PET FAUrb
No mês de agosto de 2010, durante uma reunião do grupo PET FAUrb, surgiu a idéia de divulgar as pesquisas dos bolsistas à comunidade acadêmica sob a forma de cartões postais que foram expostos no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Essa exposição ocorreu no “Mural do PET”, que é um projeto de extensão realizado pelo PET FAUrb. Nessa ocasião a pesquisa foi exposta sob a forma de cartão postal com o título “Estuque, uma obra do patrimônio”. Esta exposição ocorreu durante algumas semanas para que fosse possível ser apreciada por toda a comunidade acadêmica.
Coleta de material fotográfico e físico
Com a definição da equipe, dos objetivos e dos resultados esperados foi necessário coletar material fotográfico para ilustrar o tema pesquisado e material físico para análise laboratorial. Para isso, foram feitas algumas visitas aos exemplares arquitetônicos “Casa 2”, “Casa 6” e “Casa 8” do Centro Histórico de Pelotas. Na “Casa 2” não foi possível a coleta de material físico, visto que a mesma já havia passado por obra de restauração. Por isso, foi coletado apenas material fotográfico (Figura 1). Na “Casa 6”, que estava passando por obra de restauro quando a pesquisa começou, já haviam sido coletados materiais fotográfico e físico anteriormente pela monitora Cristiane Manzolli. Já da “Casa 8” não havia nenhum material. Portanto foram feitas algumas visitas com a coleta de material fotográfico e, no dia 07 de setembro de 2010, foi feita a coleta do material físico para análise. Nesse dia, além da participação de Anderson, Cristiane e Edilson (integrantes do grupo de pesquisa), estiveram no local colaborando com a coleta David José Martins, Juliano Moreira Coimbra e Luiz Gilberto Konrath Júnior. Com essas visitas obtivemos as seguintes imagens:
Casa 2 |
Estuque de parede da Casa 2 |
Casa 6 |
Estuque de parede da Casa 6 |
Casa 8 |
Estuque de forro da Casa 8 |
Estuque de forro da Casa 8 |
Estuque de parede da Casa 8 |
Estuque de parede da Casa 8 |
Definição dos objetivos da pesquisa e dos resultados esperados
A pesquisa foi elaborada com o objetivo de resgatar uma técnica construtiva utilizada como revestimento desde a antiguidade e que está presente em muitos exemplares arquitetônicos durante séculos em vários países. A técnica do Estuque, caracterizada por revestir forros e paredes com imagens e ornamentos, é, muitas vezes, restaurada de maneira inadequada por pessoas inexperientes e acaba perdendo suas características originais. Através da realização desta pesquisa busca-se descobrir as matérias primas utilizadas na confecção desta técnica e a proposição de materiais atuais compatíveis com os utilizados durante séculos. Para a análise foram coletadas amostras no Centro Histórico da cidade de Pelotas para análises laboratoriais. Com isso, a pesquisa contribuirá para um melhor conhecimento desta técnica e de materiais compatíveis para projetos de restauro.
Com isso procura-se alcançar os seguintes resultados:
- Aprofundar o conhecimento sobre a história da técnica do Estuque;
- Conhecer as matérias primas utilizadas para a confecção dos forros e paredes;
- Identificar os tipos de estuques de forros e paredes existentes;
- Identificar e propor materiais compatíveis para futuros projetos de restauração;
- Demonstrar a importância da realização de parcerias com diversas áreas do conhecimento para a proposição de obras de restauração;
- Obter reconhecimento da importância da pesquisa junto a congressos de iniciação científica.
Definindo a equipe!
A pesquisa “Estuque, uma técnica arquitetônica histórica” surgiu de uma conversa entre o bolsista do grupo PET FAUrb Anderson Pires Aires e a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Margarete Gonçalves ocorrida no mês de julho de 2010. Inicialmente o aluno queria realizar uma pesquisa sobre a importância das técnicas construtivas usadas nos exemplares arquitetônicos do Centro Histórico da cidade de Pelotas/RS e de como deveriam ser restauradas de forma eficiente para que a história dos mesmos não fosse perdida com o tempo. Após esse encontro, a orientadora propôs que fosse realizado um estudo sobre o Estuque, uma técnica construtiva de forros e paredes muito utilizada nos prédios do Centro Histórico de Pelotas, o que foi aceito pelo pesquisador. Com isso, foi apresentada a este a aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e monitora da disciplina de Materiais e Técnicas da Construção, Cristiane Manzolli, que já realiza estudos sobre esse assunto. A equipe estava quase completa. Faltava agora conseguir parcerias com outras áreas do conhecimento. Para isso, foram convidados o professor da Faculdade de Engenharia Industrial Madeireira e Engenheiro Florestal Darci Gatto e o acadêmico de Engenharia de Materiais Edilson Pollnow que passaram a integrar a equipe dessa pesquisa. Agora a equipe estava completa e pronta para realizar as atividades necessárias.
Assinar:
Postagens (Atom)